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PREZADO CONSUMIDOR, em
um CONTRATO DE SEGURO, o seu CORRETOR DE
SEGUROS, é um profissional liberal
consciente, ele é o único representante
legal junto as SEGURADORAS, tem a condição
OBRIGATÓRIA de atender o consumidor de seguros
com :
COMPETÊNCIA
Respostas rápidas e
precisas em todas as necessidades contratuais e
anseios sociais.
INDEPENDÊNCIA
Um profissional aos seus serviços,
buscando nas seguradoras as melhores condições
para lhe oferecer, enquanto você cuida dos seus
negócios e de sua família.
FIDELIDADE
Nesta crise de
desemprego, qual o empregado de Seguradora,
Banco ou Concessionária que vai questionar o
PATRÃO para atender os seus interesses?
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X |
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Trabalha para o
segurado. |
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Trabalha para o
Banco. |
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É um técnico
especializado. |
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Não é técnico no
assunto. |
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É legalmente
responsável pela defesa dos interesses do segurado. |
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É responsável pelo
cumprimento das metas do Banco. |
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Define um Contrato de
Seguro que atende as necessidades específicas do Segurado. |
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Comercializa um
produto "simplificado".
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Coloca o Segurado em
primeiro lugar. |
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Atende rápido quando
o Segurado precisa de informações e soluções. |
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Qual o empregado de
Seguradora ou Banco que vai questionar o PATRÃO para atender os seus
interesses ? |
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Corretor de Seguros: com ele
você fica
Seguro |
Você merece um CORRETOR DE SEGUROS, ele
é sempre Fiel ao Consumidor.
Cartilha do
Consumidor
:
1.)
Escolher um bom Corretor de Seguros :
O Corretor de Seguros recebe pelo seu serviço, é um técnico no
assunto e a única pessoa habilitada pela SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS
PRIVADOS (SUSEP) para efetuar o seu seguro, e sempre colocará os
seus interesses em primeiro lugar, estando sempre a sua disposição,
portanto peça a sua carteira de identificação de corretor emitida pela
SUSEP para você ter a certeza se ele realmente é um profissional
devidamente habilitado.
2.)
Seguro através de Banco/Lojas/Supermercados e outros :
Não faça seguro com o
Gerente do Banco
, além de não ser pessoa habilitada para esse fim, ele trabalha
somente para o Banco e defende os interesses do seu Patrão e não do
Consumidor, a mesma coisa para lojas de departamentos, supermercados e
outros, através deles, você compra o seguro e na hora que necessita quem
vai lhe atender é outra pessoa, e como fica as promessas que fizeram a
você na hora da venda?
3.)
Avaliação do Risco :
Toda seguradora, pelas normas vigentes de contratação de
seguros, tem 15 dias para avaliação do risco que está assumindo, podendo
recusar o seu seguro. Assim convém que inicie o processo de
aceitação e ou renovação antes do inicio do seguro para que não
interrompa sua cobertura. E o Corretor de Seguros poderá lhe ajudar
nesse processo, pois é o único representante legal dentro da Seguradora.
4.)
Necessidade :
Sempre Certifique-se que o seguro que você consumidor está
contratando, está de acordo com as suas necessidades.
5.)
Apólice :
Sempre peça a sua apólice, a maioria das Seguradoras disponibiliza
a Apólice no máximo em 30 dias, que é o contrato de seguro, onde constam
todas as coberturas acordadas entre você e a Seguradora, bem como as
suas obrigações como consumidor.
6.)
Modalidades de Seguros para Veículos :
Existem duas modalidades de Seguro:
-
Seguro Sem Perfil:
Esta modalidade tem o custo do seguro maior, mais não
existe perguntas para que a
Seguradora possa negar o seu sinistro, pois não existe perfil.
-
Seguro com Perfil do Segurado e dos
Motoristas :
Seguro com Perfil, é o seguro que condiciona a Indenização as
situações respondidas corretamente nas perguntas efetuadas, é muito
importante você verificar com detalhes todas as respostas após o
recebimento de sua apólice, elas tem que estar 100% certas, pois caso
ocorra um sinistro e a resposta na hora do sinistro for adversa da
respondida em sua apólice, você poderá não receber a sua
Indenização.
7.)
Seguro de Veículos com Perfil Errado :
é mesma coisa que estar Sem Seguro.
8.)
Cuidado com Perfil :
Alguns Bancos onde funcionários são pressionados a cumprir metas a
qualquer custo, ou mesmo seguradoras, ou até pessoas inescrupulosas,
usam as respostas do Perfil para o seu seguro ficar mais barato e essa
atitude, certamente irá criar sérios problemas para você, pois terá a
negativa do pagamento de uma Indenização ao se detectar qualquer
resposta do perfil errada. Tome cuidado, também com as perguntas com
duplo sentido, portanto na dúvida, sempre responda para o de maior risco
(maior custo), para não poder ser penalizado. Exemplo: Vamos
supor que você trafegue com o seu veículo em duas cidades diferentes,
exemplo 4 dias da semana em uma e três em outra, peça o cálculo das duas
cidades e efetue o seu seguro pela cidade de maior risco que terá o
custo maior, com essa atitude, você não terá problema jamais, ao
contrário, a seguradora certamente negará a indenização. (Seguro não é
igual a um objeto que você compra e compara com a da concorrência e por
ser igual e mais barato, compra o produto no lugar pelo mais barato,
isso não existe no seguro.)
9.)
Em caso de Duvidas nas respostas do Perfil :
Existem várias perguntas com duplo sentido, quando ocorrer dúvida em
suas respostas, sempre use a resposta que determinar o custo maior,
em caso de Sinistro a Seguradora não irá negar a indenização, ou se você
é uma pessoa que não que ficar sobre imposições das respostas do perfil,
faça o Seguro Sem Perfil para que não haja detalhes para a Seguradora
não pagar.
10.)
Coberturas para Veículos :
Existem várias Coberturas para o seguro de seu automóvel, as
mais comuns são : Compreensiva que cobre Colisão, Incêndio e Roubo/Furto
e a outra cobertura é Incêndio e Roubo/Furto, além dessas, existem a
Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativo ( RCF ), que é uma das
coberturas mais importantes, pois ela lhe proporcionará a cobertura para
Danos materiais e ou Danos Corporais contra Terceiros e a Cobertura para
Assistência 24 horas, que cobre panes, essas coberturas são de praxe em
todas as Seguradoras, além dessas existem inúmeras outras coberturas
opcionais, existindo alguns diferenciais de uma Seguradora para outra,
portanto sempre consulte um Corretor de Seguros, que é um técnico no
assunto.
11.)
Região de Circulação do Veículo
: Se você mora em uma cidade, mas circula em outra, mesmo
que seja duas vezes por semana, use a taxa mais alta, para você não ter
problemas na hora do recebimento do sinistro.
12.)
Pagamento em dia do Seguro :
Cuidado com atrasos nos pagamentos de seguros, se ocorrer sinistro e o
pagamento do seguro não estiver em dia, você poderá não ter cobertura,
esse item hoje é lei no Novo Código Civil.
13.)
Sempre pague com cheque nominal cruzado a Seguradora :
O premio de seguro tem de ser pago sempre diretamente a
Seguradora. Ao pagar, certifique-se que ele é um Corretor Oficial
Susep e exija recibo do profissional que lhe atende. Tenha sempre
a mão os seus telefones e formas de contato rápido para qualquer
problema e ou alteração para poder avisá-lo.
14.)
Verifique todas as Coberturas e detalhes de sua Apólice :
Quando receber a apólice, sempre confira os dados do questionário de
avaliação do seguro do seu veículo. Qualquer erro ou
divergência de informação comunique imediatamente ao seu corretor e peça
a correção. Se não entender qualquer termo usado, ligue e pergunte. Uma
duvida esclarecida na contratação, é menos um problema ou demora na
liquidação e aquisição do seu direito.
15.)
Informações sempre 100% corretas :
Também para sua orientação todas as Seguradoras estão fazendo
Sindicância, em caso de Sinistro, seja por prejuízos parciais ou
perdas totais, no intuito de checarem as suas informações declaradas na
proposta no início do seu seguro, portanto sempre informe 100% das
informações corretamente, para você não ter prejuízos na hora que
mais necessitar.
16) Vistoria do
veículo
:
Não garante que o veículo esteja segurado, pois o seguro do mesmo
comprova-se com a exibição da apólice ou do bilhete do seguro, e, na
falta deles, por documento comprobatório do pagamento do respectivo
premio (art. 758 C.C.).
17)
Certificado de
seguro
:
Somente é emitido por seguradora em raras ocasiões e depende de
processo e aprovação junto à SUSEP; ao corretor de seguros em hipótese
alguma é autorizada sua emissão, bem como quitação de premio de seguro.
Duvide da boa-fé de corretor que "emite" certificado.
18) Seguro a custo
zero
( Seguro Grátis ) :
Não existe seguro grátis, ou com custo zero, pois a circular 145
de 7/11/2000 da SUSEP obriga a apólice conter os prêmios (Custos)
discriminados por cobertura, ainda mais, as seguradoras devem constituir
reserva quanto a sinistros futuros em relação ao premio pago. Caso
lhe ofereçam seguro de veículo grátis,
saiba que o custo do seguro, estará majorado no preço do veículo ou
majorado na taxa de juros do financiamento, lembre-se, ninguém é
papai noel e dá nada a ninguém,
certamente estão tirando de outro lado. Peça o desconto, pois tanto o
seu veículo poderá sair com um preço melhor, como muitas financeiras,
sobrecarregam na taxa e usam desse artifício ridículo, para lhe enganar.
Basta negociar o preço ou a taxa sem seguro que poderá pagar bem menos
juros em seu financiamento. Se for concessionária que tenta lhe impor
veículo com seguro grátis, procure um revendedor particular
independente, que certamente irá comprar o seu veículo com um custo bem
menor e assim efetuar o seu seguro com o corretor de sua confiança.
Lembre-se ninguém faz
milagre !
19) Prazo para
liquidação de sinistro é de 30 (trinta) dias
:
Contados da entrega de toda a documentação exigida pela seguradora; será
suspensa a contagem do prazo a partir do momento em que for solicitada
documentação complementar, sendo reiniciada a contagem do prazo a partir
do dia útil posterior àquele em que forem entregues os respectivos
documentos.
20) Existem duas
Formas de Escolha de Valor Segurado para o seu Veículo:
Cuidado, para você não sofrer prejuízos ,
o Valor Segurado influi na custo do Seguro, então
nunca deixe se influenciar pelo custo do seguro, pois
você poderá estar sendo prejudicado e será uma futura vítima.
-
Valor de Mercado pela Tabela Fipe (USP)
- Essa escolha inicia em 100% da Tabela e cada Seguradora
permite um máximo, algumas 110% outras 115% e assim por diante. Ao
escolher a porcentagem, essa escolha influenciará no custo maior ou
menor do seguro, portanto tome cuidado, veja a sua real necessidade,
para não haver perda para você em caso de uma Indenização Total. Essa
Tabela FIPE, é atualizada mensalmente, portanto o Valor Segurado da sua
apólice acompanha a porcentagem sobre a tabela, mas cuidado, pois essa
tabela, é baseada sobre os veículos básicos,
ou seja, caso você possua opcionais no seu veículo, sempre acrescente a
mais em cima do Valor Segurado. Exemplo: Valor do Veículo R$ 20.000,00,
igual á 100% da FIPE, se você possuir R$ 2.000,00 de opcionais, você
deverá acrescentar 10% a mais no Valor do Veículo Segurado, ficando com
110% que é igual a R$ 22.000,00.
***Os Opcionais são:
Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Vidros Elétricos, Trava Elétrica,
Desembaçador, Limpador Traseiro, Retrovisores Elétricos, Rodas de
Magnésio, Freios Especiais, etc...
***Aparelhos de Som,
DVD e Vídeo, devem
sempre estar cobertos, à parte, através de clausulas acessórias,
eles não tem cobertura com o veículo, mesmo que tenham saído de
fábrica com o veículo.
-
Valor Determinado: Nessa escolha você poderá
optar pelo Valor que desejar em Reais, respeitando o limitador do mínimo
ou máximo da Seguradora em questão, que será impresso na apólice
em Reais e o Valor ficará fixo, ou seja, mesmo que o seu veículo, na
hora de uma indenização custe menos ou mais no mercado, você receberá o
valor Determinado na apólice.
21) Cuidados com
veículos em nome de terceiros:
Já existem
algumas Seguradoras que não admitem seguros efetuados em que o veículo
não esteja no mesmo nome do segurado, portanto cuidado com seguros que o
nome do segurado e a propriedade do veículo não sejam os mesmos, você
pode ter problemas, e não ter a indenização, mesmo para casos com
parentesco.
22)
IMPORTANTE - Cuidado com o Novo Golpe no Mercado:
Cuidado com Associações que estão se
fazendo de Seguradoras e criando Clubes de Seguros ou outros métodos,
oferecendo seguros a um custo muito menor que as seguradoras. Ocorre que
este tipo de negócio é totalmente
ilegal , pois tais entidades não tem capacidade para gerir e
honrar seus compromissos com seus clientes. Já existem milhares de
consumidores que se sentiram lesados por tais associações. As que
entraram nesse segmento e foram denunciadas, já estão sendo investigadas
pela Policia Federal, e pelo Ministério Público Federal e Estadual e
pelo órgão maior a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que é o
representante do governo, e é quem regula todos os
Seguros, Seguradoras e Corretores a operarem no Brasil. Todas as
denunciadas, estão sendo processadas e recebendo multas milionárias
devido
a prática totalmente ilegal e é uma
questão de tempo para serem fechadas após os procedimentos judiciais.
Basta procurar na mídia ou mesmo na busca do
Google.com.br, que você irá achar
diversas dessas denuncias.
IMPORTANTE:
A CARTILHA DO CONSUMIDOR FOI ELABORADA PELO
SEGS.COM.BR - O PORTAL NACIONAL , PENSANDO
SEMPRE EM PROTEGER VOCÊ CONSUMIDOR DE SEGUROS. SE VOCÊ SEGUIR A RISCA
ESTA CARTILHA, DIFICILMENTE TERÁ PROBLEMA NA AQUISIÇÃO DE UM SEGURO.
fonte :
www.segs.com.br
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